segunda-feira, 19 de abril de 2010

Recursos de acessibilidade do Windows

Orientações específicas para pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora

Esta seção oferece informações sobre os recursos de acessibilidade que estão incluídos no sistema operacional Windows, um dos mais utilizados em todos os países do mundo. É possível configurar a aparência e o comportamento das diferentes versões do Windows para melhorar a acessibilidade para usuários com dificuldades motoras, auditivas e visuais, sem precisar de software ou hardware adicional. Também é possível ajustar o teclado, o mouse e a tela do computador para atender às necessidades e preferências de cada pessoa.

A própria Microsoft adverte, contudo, que a finalidade das ferramentas de acessibilidade fornecidas com o Windows é proporcionar um nível mínimo de funcionalidade aos usuários com necessidades especiais. A maioria dos usuários com deficiências precisará dos programas utilitários para obter maior funcionalidade no uso diário. Para conhecer outros softwares especialmente adaptados para pessoas com deficiência, acesse os sites de referência.

Informações específicas sobre os recursos de acessibilidade de cada um dos produtos da Microsoft em suas diferentes versões (Windows 98, XP, Windows 2000 Professional, Windows Me, Visual Basic, Internet Explorer e Office) podem ser encontradas no site da Microsoft sobre recursos assistivos http://www.microsoft.com/enable/products/microsoft.aspx.

O Windows XP, por exemplo, inclui os seguintes programas para melhorar a acessibilidade:

  • Lente de aumento, que aumenta parte da tela para facilitar a visualização;

  • Narrator, que utiliza tecnologia de conversão de texto em fala para ler em voz alta o conteúdo da tela, o que é útil para portadores de deficiência visual;

  • Teclado virtual, que fornece aos usuários com mobilidade limitada a capacidade de digitar na tela utilizando um dispositivo apontador;

  • Gerenciador de utilitários, que permite verificar o status de um dos programas de acessibilidade e iniciar ou parar um desses programas. Os usuários com acesso de administrador podem definir o programa para iniciar quando o Gerenciador de utilitários for iniciado. Os usuários também podem iniciar os programas de acessibilidade antes de fazer logon no computador pressionando a tecla de logotipo do Windows ( ) + U na tela de logotipo de boas-vindas.

Com as ferramentas de acessibilidade no botão "Opções de acessibilidade" do Painel de controle, pode-se definir as funções do mouse, do vídeo e do teclado. Existe também um Assistente de acessibilidade, para ajudar a configurar as opções e os programas de acordo com as necessidades individuais.

Uma grande variedade de produtos de hardware e software encontra-se disponível para facilitar o uso de computadores pessoais por portadores de deficiências físicas. Dentre os vários tipos de produtos disponíveis para MS-DOS e sistemas operacionais Microsoft Windows estão:

  • Programas que aumentam ou alteram a cor das informações exibidas na tela para portadores de deficiência visual;

  • Programas que descrevem informações na tela em Braille ou através do recurso de fala sintetizada para portadores de deficiência visual;

  • Utilitários de hardware e software que modificam o comportamento do mouse e do teclado;

  • Programas que permitem aos usuários digitar utilizando mouse ou a própria voz;

  • Software de prognóstico de palavras ou frases que permite aos usuários digitar mais rapidamente e pressionando menos teclas;

  • Dispositivos de entrada alternativos, como dispositivos de tecla única ou para assoprar e sugar, para pessoas que não conseguem utilizar um mouse ou teclado.

As ferramentas de acessibilidade mencionadas nesta seção são classificadas como recursos para portadores de deficiência auditiva, recursos desenvolvidos para pessoas com deficiência visual, recursos para pessoas com dificuldades motoras, grupo no qual, além dos deficientes físicos estão as pessoas com limitações temporárias, como a mão quebrada ou um corte no dedo, e os mais idosos. Conheça também os atalhos de teclado do Windows, úteis para usuários cegos e pessoas com dificuldade para manipular o mouse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário