segunda-feira, 19 de abril de 2010

Experiências em Telecentros

Experiências em Telecentro
A infoexclusão e a Sociedade da Informação

Para se construir um país justo na chamada "Sociedade da Informação" é preciso colocar o tema da infoinclusão entre as políticas públicas de promoção da inclusão social. É fundamental para todos os cidadãos ter acesso à informação, saber lidar com ela, saber consumi-la e manejar os instrumentos e meios a ela ligados, dentre os quais se destaca a informática. A informática é uma chave que abre portas para a educação, o trabalho, o lazer, a sociabilidade, a cultura.

Do nosso ponto de vista, o modelo de infoinclusão que deveria ser adotado nos países da América Latina e Caribe deveria privilegiar o acesso público a computadores, através de Telecentros Comunitários e locais de acesso público, nas comunidades e nas escolas.

A meta de ter um computador em cada residência é irreal, em nossa região, portanto, este não é um parâmetro válido para medir o índice de infoinclusão. Citando o Professor Ricardo Henriques, Secretário Executivo do Ministério da Assistência e Promoção Social, do Brasil: "Nossos países não são países pobres, mas possuem muitos pobres".

Assim, defendemos que, para se aplicar uma política pública que seja eficiente na redução consistente de mais esta forma de exclusão social que é a impossibilidade de acesso à informação e a novas possibilidades de trabalho e renda -, é fundamental a instalação de laboratórios de informática com acesso à Internet nas escolas públicas, com uma estratégia de uso público fora dos horários das aulas, a instalação de pontos de acesso público à Internet nas bibliotecas públicas e uma política de fomento para a proliferação de Telecentros Comunitários públicos e gratuitos, que atendam a todos aqueles que estão excluídos do mundo digital.

A compreensão de que os processos de inclusão social e digital devem ser complementares, nos tempos atuais, também pode ser encontrada no Programa de Trabalho da UNESCO para 2004/05, do qual destacamos as seguintes recomendações:

* busca de informação e acesso à cultura, através do uso de interfaces;

* equipamentos terminais padrão para a promoção da educação e do desenvolvimento cognitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário